Candidato FICHA LIMPA Por mais qualidade na Educação, Por mais SEGURANÇA, Por melhoria no Transportes e reativação do transporte de passageiros entre a Estação da Luz e Paranapiacaba, Por mais Habitação de qualidade, Pela Preservação do Meio Ambiente, Pela Preservação do Parque Guaraciaba, Pelo respeito ao ser humano, pelos Idosos, pelas Pessoas com necessidades especiais, Pela instalação de Clínicas exclusivas para Tratamento da Mulher com dependência Química, Pelos direitos da MULHER,
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domingo, 1 de agosto de 2010
Incêndio na Estação de Paranapiacaba
Na verdade, não houve incêndio quando o relógio estava lá। Na construção da cremalheira, a estação antiga foi "cortada ao meio" devido ao rebaixamento do pátio em um dos lados। Com o tráfego da Serra Velha suspenso, e a descida da serra sendo feita apenas pela Serra Nova, a parte da estação que ficou em pé continuou funcionando precariamente, até construírem a outra. Depois retiraram o relógio e colocaram-no sobre a nova torre construída na nova estação (e a estação "cortada", continuaria funcionando). A cremalheira foi inaugurada, mas trens de passageiros continuavam a descer pelo funicular. Creio que isso tenha sido interrompido por volta de 1980, onde os trens de passageiros para Santos já estavam descendo pela cremalheira. Nessas alturas, a "metade" da estação antiga que ainda funcionava já estava desativada. Apenas ruínas. Até que num belo dia a estação antiga pegou fogo. Já desativada e sem nada, o que queimou foram apenas algum madeiramento que ainda estava lá. Pouco tempo depois a RFFSA retirou os escombros das colunas em aço, entre outras coisas. Logo, o motivo do fim da estação antiga (a 2ª estação) não foi o incêndio. Ela já estava desativada havia algum tempo. A cremalheira poderia muito bem ter sido construída sem destruir a estação antiga. Era necessário fazer alguns aterros em alguns locais (o que encareceria a obra um pouco), para abrir o raio de curva do pátio. Mas a RFFSA não se preocupou muito com isso. Mais fácil destruir a estação velha. (Thomas Corrêa, 2009)
São Paulo Railway (1867-1946)
E। F. Santos-Jundiaí (1946-1994)
CPTM (1994-2001)
http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/paranapiacaba.htm
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